Notícias

Será que os pneus têm um prazo de validade? Saiba qual a resposta!

2023-05-02

O estado dos pneus é um elemento determinante para a segurança rodoviária, uma vez que são a única superfície de contacto com o solo e que impactam diretamente o comportamento do veículo.

A Associação Automóvel de Portugal (ACAP), em conjunto com a AB Tyres e outros distribuidores nacionais de pneus, têm vindo a alertar, através da realização de campanhas de sensibilização e esclarecimento de dúvidas, para a importância de informar os consumidores sobre os vários assuntos relacionados com os pneus e a sua importância para a segurança rodoviária.

Neste contexto, um dos temas que mais gera dúvidas está relacionado com a validade dos pneus.

No que diz respeito a este tema, é fundamental referir que os pneus não têm data de validade. Porém, importa salientar, que os mesmos têm um período de vida útil que começa assim que são instalados no veículo e que, 5 anos depois da sua instalação, devem ser submetidos anualmente a uma inspeção realizada por especialistas. Já após 10 anos da data de fabrico, a ACAP recomenda que os mesmos devem ser substituídos independentemente do seu estado.

Por este motivo, é aconselhável considerar a data de produção dos pneus aquando da decisão de compra e, como tal, aprender a ler a informação dos pneus conforme explicado na seguinte imagem:  Clique aqui para ver.

Ainda que os pneus sejam desenvolvidos para suportarem condições adversas, existem vários fatores e comportamentos que podem potenciar o seu desgaste ou envelhecimento e consequentemente comprometer a fiabilidade e prestação do veículo, como por exemplo: o tipo de condução, o estado do veículo, o tipo de pavimento, as condições atmosféricas, a pressão e a carga exercida, entre outros.

A verificação periódica dos pneus é sempre aconselhada, especialmente quando estes ultrapassam os 5 anos em circulação, de forma a identificar precocemente qualquer alteração no estado do pneu que comprometa a sua fiabilidade, como gretas, cortes ou outro tipo de danos.

Em suma, os pneus não têm uma data de validade estabelecida, todavia, possuem uma vida útil que vai até 10 anos após a sua data de fabrico e, após 5 anos em circulação, devem ser submetidos anualmente a uma verificação periódica.

Clique aqui para ler o artigo completo da Associação Automóvel de Portugal.

Validade dos pneus

Notícias Sugeridas

Newsletter