Notícias

Falken instala a maior unidade de painéis solares do mundo na sua fábrica na Tailândia

2023-05-11

A Falken, marca de pneus representada exclusivamente em Portugal pela Alves Bandeira Tyres, conhecida no mercado pelos pneus de alta performance, destaca-se agora, também, pela sua liderança na área da sustentabilidade e da energia renovável.


Como parte do Grupo Sumitomo Rubber Industries, a marca mantém presente uma visão clara de responsabilidade social e ambiental e tem trabalhado continuamente para melhorar a sua eficiência energética e reduzir a sua pegada ecológica em todas as suas operações.

 

Atualmente, a empresa está a revestir a cobertura da sua fábrica na Tailândia com a maior instalação de painéis solares do mundo. A instalação, que cobre uma área de 100.000 metros quadrados, equivalente a mais de 18 campos de futebol, é composta por 40.000 painéis e terá uma produção total de 22MegaWatts (MW).

 

No entanto, esta não é a única iniciativa da empresa em direção à independência energética. A nova instalação de painéis fotovoltaicos faz parte de um maior investimento em energia sustentável na fábrica de Rayong Province, que também inclui a implementação de um sistema de cogeração de gás com duas caldeiras de 6,6 MW que serão alimentadas por energias renováveis e um sistema elétrico à base de biomassa para produção de eletricidade. Quando todas essas iniciativas estiverem operacionais, a fábrica terá capacidade para usar 100% de energia renovável, um passo importante em direção a um futuro mais verde e sustentável.
Estas ações terão um impacto significativo nas emissões de dióxido de carbono (CO2) da empresa, estimando-se que estas mudanças permitirão reduzir as emissões anuais em 38 mil toneladas, o que representa uma redução considerável no impacto ambiental da empresa.

 

Para Filipe Bandeira, Administrador e Diretor Geral da AB Tyres Portugal, "quando há aproximadamente 10 anos fechámos o acordo com o Grupo Sumitomo para sermos o representante exclusivo da marca Falken e Sumitomo em Portugal, tivemos em consideração, não só a qualidade inquestionável da marca, mas também, os valores e estratégia do Grupo para o futuro nas áreas de responsabilidade corporativa. Na AB Tyres e no Grupo Alves Bandeira privilegiamos as relações duradouras e de confiança, sabendo que, por vezes, perdemos oportunidades pontuais de realizar alguns bons negócios. Faz parte do nosso ADN.”

 

As medidas que estão a ser implementadas fazem parte da política de sustentabilidade do Grupo Sumitomo Rubber Industries, no qual a Falken está integrada. O objetivo do Grupo é atingir a neutralidade carbónica até 2050 e as iniciativas em curso na infraestrutura em questão são um importante passo em direção a esse objetivo.

Falken instala a maior unidade de painéis solares do mundo

Notícias Sugeridas

Newsletter