Notícias

Alves Bandeira renova compromisso com combate à obesidade infantil

2023-12-20

A Alves Bandeira, a convite do Mercado Abastecedor da Região de Braga (MARB) e da Associação 5 ao Dia, em coordenação com a Câmara Municipal de Braga, esteve presente, no passado dia 13 de dezembro de 2023, na sessão especial de abertura do PROGRAMA 5 AO DIA para o ano letivo 2023/2024, nesta que é a sua 13.ª edição.

Primeiramente, importa enquadrar que o PROGRAMA 5 AO DIA apresenta-se como um projeto de responsabilidade social, criado em 2007, com o propósito de promover uma alimentação saudável junto das crianças em idade escolar, através do consumo diário de, pelo menos, cinco porções de frutos e hortícolas, contribuindo assim para a prevenção de diversas doenças crónicas, nomeadamente a obesidade.

Nesta sessão de abertura, estiveram presentes, para além da Equipa Alves Bandeira e da sempre animada mascote Albi, um conjunto de representantes de várias entidades públicas locais e ainda aproximadamente 100 crianças de escolas da zona de Braga.

Para este ano letivo de 2023/2024, o programa surge com algumas novidades didáticas e pedagógicas, em formatos físicos e tecnológicos, associando a importância dos estilos de vida e hábitos alimentares saudáveis à necessidade de combate ao desperdício alimentar.

Para além disso, ao longo das diferentes atividades de compõem a matriz base de cada sessão do PROGRAMA 5 AO DIA – "Sementeira de leguminosas”; "Elaboração de salada de frutas”; "Visualização de uma história alusiva à importância do consumo de hortofrutícolas”; "Visita ao Mercado Abastecedor”, todas as crianças são acompanhadas e orientadas por equipas técnicas especializadas nas áreas da nutrição, biologia, agronomia, psicologia e sociologia.

Esta aposta em novas e diferentes atividades é acompanhada pelo desejo e objetivo de abranger mais de 2.000 crianças ao longo do corrente ano letivo.

Para concluir, importa referir que, a nível nacional, o PROGRAMA 5 AO DIA já chegou a mais de 100 mil crianças, tendo, na região Norte participado cerca de 19.500 mil crianças.

É com enorme orgulho e responsabilidade que o Grupo Alves Bandeira se associa a esta causa de extrema importância para a saúde dos mais jovens, em especial no que diz respeito ao combate à obesidade.

Alves Bandeira renova compromisso com combate à obesidade infantil

Newsletter