Notícias

AB Tyres em destaque no Fórum Anual da DPAI/ACAP

2023-12-05

O Fórum Anual da DPAIC/ACAP superou as suas melhores expetativas e reuniu, no passado dia 23 de novembro, mais de 250 participantes, no Auditório da Fundação do Oriente, em Lisboa. Sob o tema de fundo "O Próximo Aftermarket”, o evento teve como principal propósito refletir e debater os principais desafios e tendências do setor.

A abertura do Fórum ficou a cargo de Joaquim Candeias, Presidente da DPAI/ACAP, seguindo-se, de seguida, a intervenção de Álvaro de la Cruz, Diretor de Comunicação da FIGIEFA, onde o principal foco esteve em apresentar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido para garantir que as legislações da União Europeia e das Nações Unidas, que impactam diretamente o mercado de aftermarket, preservem os interesses das empresas independentes e multimarca.

O primeiro painel do evento teve como tema central a "Análise das Megatrends do Aftermarket” e contou com a participação de Filipe Bandeira, Administrador da AB Tyres e Membro da Comissão de Distribuidores de Pneus da DPAI/ACAP, juntamente com Isabel Basto (Diretora de Operações do Grupo Nors), Luís Machado (Responsável da Stellantis&You), Miguel Melo (Diretor Geral da MCoutinho Peças) e Gonçalo Pinto (E-commerce J.Leite Pneus).

A moderação deste painel, assim do seguinte, ficou a cargo de Dário Afonso, Diretor Geral da ACM – Autocoach Management, que conduziu de forma exemplar e permitiu que fossem discutidas as principais tendências identificadas: a mobilidade sustentável, a digitalização e gestão cada vez mais profissional e eficiente dos negócios.

De entre as várias intervenções de Filipe Bandeira destaca-se a seguinte afirmação sobre o futuro do mercado automóvel "a eletrificação dever ser encarada com otimismo e como uma oportunidade para o negócio dos pneus. Desde logo pelo maior desgaste dos pneus, resultante do maior peso dos veículos elétricos. Por outro lado, no futuro, o Smart Tyre, um produto altamente tecnológico, permitirá uma maior recolha de informação, o que possibilitará uma maior manutenção preventiva.”

O segundo painel "Competência e talento, procura-se!” focou a sua discussão na partilha de visões e estratégias para, por um lado, reter e qualificar os profissionais do setor; e, por outro, para atrair novos talentos para um segmento de mercado que, face à sua evolução, necessita cada vez mais de profissionais com novo conjunto de skills e qualificações. Independentemente do caminho e estratégia que cada empresa adote, existem alguns vetores estratégicos que são comuns a qualquer organização e que devem ser tomados em consideração quando abordamos o tema dos recursos humanos: valorizar os colaboradores, promover um ambiente de trabalho inclusivo e desafiante, investir na formação contínua, desenvolver um plano de carreira e dar feedback constante.

O Fórum fechou com a apresentação de um estudo sobre o comportamento do consumidor e a importância de criar estratégias de marketing, comunicação, vendas, serviço ao cliente, pós-vendas entre outras, por forma a corresponder às exigências dos novos e futuros clientes do setor.

AB Tyres em destaque no Fórum Anual da DPAI/ACAP

Notícias Sugeridas

Newsletter